Fotos: Receita Federal (Divulgação)
Entre os mais de 2,5 mil itens destinados, estão celulares e perfumes de marcas famosas que foram apreendidos em fiscalizações da Receita
O Banco de Alimentos de Santa Maria recebeu mais de meio milhão de reais em mercadorias destinados pela Receita Federal. Os produtos, que foram entregues na segunda-feira (22), são destinados ao Bazar Solidário, promovida pela entidade assistencial.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo a Receita, os itens destinados são provenientes de apreensões e foram avaliados em R$ 505,8 mil. São mercadorias que têm a comercialização permitida no país, mas entraram de forma ilegal, sem o devido pagamento de impostos, um crime chamado de descaminho.
O último Bazar Solidário feito com artigos destinados pela Receita ocorreu em dezembro de 2023 e arrecadou R$ 356,6 mil. O recurso permitiu a compra de 38,4 toneladas de alimentos, que foram repassadas às 74 entidades beneficentes do município atendidas pelo Banco de Alimentos.
A expectativa é que o novo bazar seja realizado na primeira quinzena de outubro, com datas ainda a serem definidas pelo Banco de Alimentos, responsável pela iniciativa.

Artigos de grife
O destaque dessa destinação são os itens de perfumaria, sendo mais de 2,5 mil produtos da famosa grife norte-americana Victoria Secrets, entre cremes e loções, e perfumes de marcas como Carolina Herrera, Paco Rabanne, Chanel e Lattafa, tanto femininos quanto masculinos. De produtos eletrônicos, foram destinados celulares de entrada da marca chinesa Xiaomi, além de jarras elétricas.
A Receita Federal esclarece que existirá restrição de valores e quantidade de itens possíveis de serem comprados por pessoa durante o bazar, para que não exista estímulo à comercialização dessas mercadorias. Os valores arrecadados serão todos revertidos para a compra de alimentos.
O presidente do Banco de Alimentos, Flávio Luiz Nagel, e o voluntário Richard Jorge Krening estiveram presentes na entrega, realizada para servidora da Receita Federal, Marilene Oliari de Moraes.